“O corpo diz o que as palavras não podem dizer". Martha Graham






Total de visualizações

terça-feira, 14 de maio de 2013

O calçado adequado para dançar




Nós mulheres, que somos vaidosas por natureza, quando pensamos em comprar um calçado, nos preocupamos com a estética, com a beleza do produto nos nossos pés. Em segundo lugar verificamos se ele é confortável, mas conheço inúmeras mulheres que, em se tratando de calçado principalmente para festa, são capazes de comprá-lo vislumbrando apenas a beleza. São capazes de passar a noite inteira com uma sandália desconfortável, apenas porque são belas. O homem, ao contrário, compra um calçado primeiro pelo conforto e se der para conciliar com a beleza ótimo. Mas, independentemente do sexo, o fato é que damos pouca atenção a essa parte do corpo e, segundo alguns ortopedistas, o uso de calçado inadequado pode acarretar várias lesões ao longo tempo; lesões nos pés, que podem culminar com problemas nos joelhos e até na coluna.
A busca pelo calçado ideal não deve se restringir a beleza e ao conforto. O fator determinante para a compra de um calçado deve ser o formato dos nossos pés, classificado pelo tipo de pisada que varia de pessoa para pessoa: podendo ser supinada, pronada ou neutra. Na primeira, o impulso do caminhar está concentrado nos últimos dedos dos pés. Na segunda, o movimento está concentrado  na parte interna do calcanhar, apoiando o peso na borda interna do pé e na última, a pisada é uniforme, impulsionada pelos três primeiros dedos dos pés. "O ideal para descobrir corretamente o tipo de pisada, é fazer uma baropodometria, exame que mapeia a distribuição da carga na sola do pé enquanto a pessoa caminha”, indica Dr. Fabio Ravaglia.
Os que mais se preocupam em adequar o calçado ao tipo da pisada são os atletas, em especial os corredores, almejando alcançar a máxima performace nas corridas; mas e os dançarinos, os professores de dança e seus alunos? Esses também deveriam dispensar uma atenção especial na escolha dos seus calçados. Guardadas as devidas proporções, todos precisam de um calçado ideal; enquanto que para um dançarino profissional, este cuidado pode parecer evidente, para o professor e aluno não é diferente.
O piso é fundamental, mas o sapato ideal facilita e muito a execução dos movimentos da dança de salão. O calçado inadequado não só dificulta a sua realização como força demasiadamente outras partes do corpo (como tornozelos, joelhos, etc.).
Ao alunos iniciantes eu diria que um calçado confortável, que segure todo o pé e que não tenha muita aderência seria suficiente para usar nas aulas de dança. Aos alunos mais avançados e aos profissionais da dança, há no mercado modelos especiais para esse público. Mas independentemente de ser um aluno ou um  bailarino profissional, dos estilos próprios de cada ritmo, ou mesmo de recorrer aos modelos especiais para quem pratica dança de salão,  o ideal é que você faça a escolha do seu calçado com base no tipo da sua pisada. Para quem tem pisada pronada procure sapatos menos flexiveis que proporcionem estabilidade ao andar. Se for usar saltos, opte pelos quadrados, largos, mas que não sejam pesados. Para quem tem pisada supinada o ideal  é que além do calçado ser confortável, que trabalhe o amortecimento  Até salto fino dá para usar, mas, lembre-se que seus dedos poderão ficar sobrecarregados. O ideal que não seja muito alto.  E por último se a sua pisada for neutra, não há restrições na hora de escolher. Opte pelos mais confortáveis, incluindo os saltos (se você se sentir bem com um salto fino, é claro). Para todas as pisadas é possível adequar o calçado com o uso de palmilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário