“O corpo diz o que as palavras não podem dizer". Martha Graham






Total de visualizações

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dicas para o aluno iniciante

Para fins deste texto, o aluno iniciante  é aquele que está ingressando na academia de dança pela primeira vez, independente do ritmo que escolheu. É calouro de dança de salão.
O aluno não chega na aula de dança de salão como um baú vazio. Ele traz consigo sua bagagem, sua vivência, seus medos e anseios, seu corpo e sua mente. Imagine você um aluno que sempre trabalhou como operário de construção civil......muito provavelmente essa pessoa não executará com leveza seus primeiros movimentos, ou ainda uma pessoa que trabalha na bolsa de valores, e está iniciando seu contato com a dança em uma aula de bolero que exige controle e tranquilidade dos movimentos. É claro que essas suposições por mim colocadas são apenas ilustrativas e nem sempre são verdadeiras, sobre as vivências anteriores que os alunos trazem para a sala de aula. Isso sem contar com a própria constituição corporal de cada um.  A dança de salão é um "diálogo" entre os corpos, com um código próprio de comunicação e esse diálogo só vai existir se houver sintonia entre o casal. Quantas pessoas que estão na pista dançando, se deram a oportunidade, nos segundos iniciais da dança, de conhecer o corpo do outro. O homem de perceber, por exemplo, como que aquela dama se comporta com a troca de peso, se ela responde as suas mudanças e rotações de tronco, etc, etc; e a mulher, por sua vez, de se preocupar com possíveis adaptações com a altura do cavalheiro, de perceber e oferecer ao cavalheiros a medida ideal de reação ao movimento proposto (sem pesar de mais ou de menos), etc...As citações acima não são absolutas, ou seja, não quer dizer as cautelas do homem não devam ser as das mulheres, ou ainda que não tenham ambos outras preocupações. A questão é haver sintonia entre os dois corpos, um se adaptando ao outro e ambos ao ambiente em que se encontram. Ai você pode estar pensando, ahhhh tá: eu nem sei dar o primeiro passo e já devo ter toda essa consciência corporal? Claro que não, mas eu acho que devemos ter em mente onde queremos chegar e ao poucos essa consciência vai se incorporando nos nossos movimentos.
De inicio, o mais importante é ter paciência consigo mesmo. Não desistir nas primeiras dificuldades. Mantenha seu corpo relaxado. Cavalheiros não confunda uma boa condução condução com brutalidade. Cuidado para não apertar demais a mão da dama, não puxe ou arraste a dama. Dama, o papel do cavalheiro é de conduzir você e não te carregar, portanto, não tensione suas articulações. Acostume-se desde logo a não dançar olhando para o chão: a cabeça ereta mantem você no eixo, não te causará tontura. Se você faz aula com um par fixo, permita-se trocar de parceiro(a) nas aulas, isso facilitará seu aprendizado e sua integração com o grupo.E por fim, sorria, isso descontrai e tornará seu aprendizado mais prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário